Mystique

Curso online de
Efeitos Visuais em NUKE

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Curso online de
Efeitos Visuais em NUKE

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SINOPSE

Os efeitos visuais integram digitalmente imagens filmadas com materiais gerados por computador. Eles podem ser visíveis, como em filmes de ação e ficção científica, mas são cada vez mais utilizados de maneira invisível ao espectador.

Por meio de cenários virtuais, multidões, figuração digital e integração com objetos 3D; os efeitos visuais viabilizam produções de todo o tamanho, seja em cinema, publicidade, televisão ou Internet.

A ferramenta utilizada para aprender os conceitos envolvidos na área de efeitos visuais e criar diversas cenas durante o curso é o NUKE. Originalmente desenvolvida internamente pela Digital Domain (empresa criada por James Cameron e Stan Winston), passou a ser comercializada há alguns anos e hoje é a ferramenta utilizada nas principais produtoras de cinema e publicidade no mundo (Dreamworks, ILM, Digital Domain, Walt Disney, Framestore, The Mill, Method Studios, MPC, Double Negative e Blue Sky, entre outras).

A QUEM SE DESTINA

  • A pessoas que queiram entrar no mercado de efeitos visuais e profissionais que buscam aprendizado conceitual para melhorar a qualidade de seu trabalho e progredir na carreira.
  • Editores que queiram integrar efeitos visuais aos seus trabalhos.
  • Estudantes ou formados em Publicidade, Cinema, Rádio e TV, Design e Mídias Digitais. Diretores de arte, designers e animadores.

APÓS O CURSO

Com o aproveitamento do curso, o aluno está apto a criar efeitos visuais para os mercados publicitário, cinematográfico, televisivo, institucional e de Internet, entre outros.

CERTIFICADO

Para receber o certificado, o aluno deve ter média final igual ou maior que 60 (em uma escala de 0 a 100) e entregar todos os exercícios. Serão emitidos dois certificados, um em papel e outro digital. Ambos contam com um sistema de assinatura digital que garante sua autenticidade.

Informações do curso

Próxima turma

de 18/09/2017
a 29/01/2018

Com duas semanas de férias entre o Natal e Ano Novo

Matricule-se
Duração

16 semanas (aproximadamente 4 meses)

Softwares utilizados
Investimento
Cartão de crédito
4X R$ 420
8X R$ 210
Boleto à vista
de R$ 1.680 10% de desconto
por R$ 1.512
Boleto parcelado
4X R$ 420

Detalhes de preços e formas de pagamento

Galeria dos alunos

O professor: Guilherme Albuk

Guilherme Albuk Gui Albuk é formado em Audiovisual (Cinema e TV) pela USP e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no mercado desde 2003, quando começou a trabalhar com motion graphics em televisão e a criar efeitos visuais para curtas-metragens. Também estudou estereoscopia em Los Angeles com supervisores de efeitos visuais, como Steve Wright e Scott Squires (Transformers, Quarteto Fantástico e Star Wars - Episódio I).

Ensina efeitos visuais e motion graphics desde 2007, já tendo formado mais de 800 alunos em cursos presenciais e online. Tem alunos que atuam em empresas como Vetor Zero, Casablanca, Tribbo, O2 Filmes e TV Globo.

Entre seus principais trabalhos, destacam-se efeitos visuais e composição para o longa-metragem americano '77'; supervisão de efeitos visuais do longa-metragem gaúcho Alice Diz; correção de cor e a supervisão de finalização dos curtas-metragens Caos e Da Origem, de Fábio Baldo, exibidos em dezenas de importantes festivais pelo mundo; e substituição de rosto de dublês em mais de 200 cenas na novela Três Irmãs, da TV Globo.

Conteúdo do curso

CONCEITOS DE COMPOSIÇÃO EM NODES

A principal diferença do NUKE para softwares como o After Effects é que ele é baseado em nodes, e não em layers. Para muitos, pode parecer estranho à primeira vista, mas a composição em nodes traz muitos benefícios, como simplicidade para solucionar composições complexas, possibilidade de visualizar, simultaneamente, diversos estágios da composição e reaproveitamento de trechos do fluxo em cenas similares. Depois de entender a composição em nodes, você não vai querer trabalhar de outra maneira.

KEYING

O famoso Chroma Key é somente umas das possibilidades de keying, que envolve diversas técnicas para recortar imagens com base em propriedades de cada um dos pixels. Além da parte técnica, estudaremos formas de trabalho que auxiliam em um keying mais limpo e preciso. Também serão abordados os conceitos por trás de duas excelentes ferramentas otimizadas de keying: o Keylight e o Primatte Keyer.

ROTO E PAINT

Temidas por muitos, vamos desmistificar o trabalho de rotoscopia. Por meio de técnicas utilizadas por profissionais, veremos que é possível fazer trabalhos de rotoscopia de uma forma otimizada, permitindo resultados de qualidade viável aos prazos apertados do dia a dia.

COMPOSIÇÃO 3D

O NUKE oferece um ambiente tridimensional que nos permite não somente compor players em 3D, mas, também, ter layers curvos ou projetados em superfícies 3D. Além disso, também podemos integrar luz, sombra, materiais e efeitos ópticos para alcançar resultados mais naturais ao olhar do espectador.

CRIAÇÃO DE MULTIDÕES

Para atender as demandas de tempo e orçamentos da produções atuais, a criação digital de multidões e de figuração não só viabiliza cenas para produções de todos os tamanhos, mas, também, é um grande exercício que integra keying, composição 3D, efeitos ópticos e desafia o olhar do artista a criar uma cena crível ao espectador.

COMPOSIÇÃO MULTIPASS

No mercado profissional, as imagens renderizadas em softwares 3D são divididas em camadas, separando cor de reflexos, sombras, fundo e outros. Isso permite compor a imagem original e fazer ajustes finos a ela sem que seja necessário renderizá-la novamente no software 3D.

TRACKING 2D

O tracking 2D nos permite integrar elementos de forma rápida e simples na composição final. Embora não possa ser utilizada em casos em que se deseja alto realismo, é a base para as técnicas avançadas de tracking que veremos a seguir.

CAMERA TRACKING

O node CamerTracker que nos permite fazer trackings de câmera de baixa e média complexidade com a vantagem de estar totalmente integrado ao sistema de nodes de software. Isso acelera o processo de tracking e simplifica o workflow.

PLANAR TRACKING

Possibilita que elementos da cena sejam rastreados por planos, e não por pontos. Essa técnica pode ser utilizada para substituir telas de televisão, células, placas e, até mesmo, para a criação de máscaras para rotoscopia.

WORKFLOW DE CAMERA TRACKING COM PROGRAMAS 3D E NUKE

Aprenderemos como integrar softwares 3D para importar câmeras geradas por camera tracking e enviar imagens renderizadas em camadas para o NUKE. O aluno poderá escolher entre Cinemas 4D, 3ds Max e Maya. O aluno que não tiver familiaridade com nenhum desses programas terá acesso a vídeos que ensinam as ferramentas básicas para realizar essas tarefas em cada um dos três softwares.

CANAIS CUSTOMIZADOS

Além dos clássicos RGBA, podemos criar nossos próprios canais que percorrem todo o fluxo de dados para aproveitarmos todo o potencial de composição em nodes.

GIZMOS

Gizmos permitem que exportemos uma parte do fluxo de nodes para utilizar em outras composições e, até mesmo, para criar nossos próprios efeitos customizados.

PARTÍCULAS

Utilizando o sistema de partículas 3D nativo do NUKEX, podemos criar desde efeitos estilizados até simulações como faíscas, fogo e fumaça, com comportamento físico para adicionar mais realismo aos efeitos visuais.

INTEGRAÇÃO DE OBJETOS 3D

Um grande diferencial do NUKE para os artistas de efeitos visuais é a possibilidade de importação de objetos em 3D (OBJ e FBX) para dentro das composições. Esse recurso possibilita a utilização de objetos 3D como referência para a composição e a importação de malhas animadas que reagem à luz e à sombra.

CORREÇÃO DE COR PARA EFEITOS VISUAIS

Umas das chaves para integrar efeitos visuais em cenas filmadas é a correta integração das cores. Aprenderemos conceitos como correções primárias e secundárias, histogramas, offset, gamma e gain. Estudaremos o impacto de curvas de gamma e contraste na imagem final.

Pré-requisitos

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS

Ter instalado em seu computador:

PRÉ-REQUISITOS ACADÊMICOS

  • Dedicar cerca de oito horas semanais para as atividades do curso (aulas, conferências e exercícios).

Preços e formas de pagamento

Boleto parcelado

4x R$ 420

  • Primeira parcela no início do curso
  • Pague pela interent ou na agência
Matricule-se!

Boleto à vistaMenor Preço

R$ 1.512

de R$ 1.680 | 10% de desconto!
  • Menor preço
  • R$ 168,00 de desconto (10%)
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Cartão de crédito em 8xMenor Parcela

8x R$ 210

Visa, Mastercard e American Express
  • Rápido e seguro
  • Começe a pagar na sua próxima fatura
Matricule-se!

Cartão de crédito em 4x

4x R$ 420

Visa e Mastercard
  • Rápido e seguro
  • Começe a pagar na sua próxima fatura
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