Graphix Master - Curso Online de Motion Graphics em CINEMA 4D

SINOPSE

A área de motion graphics abre muitas possibilidades criativas para comunicar desde o lançamento de um produto, até a abertura de um filme, passando também pelo mercado de televisão, internet, institucional e educacional. Nesse curso avançamos os conhecimentos dessa arte para o espaço tridimensional.

O Cinema 4D combina sua facilidade de uso com ferramentas específicas para motion graphics. Seus poderosos recursos permitem criar trabalhos com objetos 3D, partículas, dinâmicas, iluminação realista e até mesmo trabalhos esteroscópicos (vistos com óculos 3D), uma área em grande expansão.

A QUEM SE DESTINA

  • A pessoas que queiram entrar no mercado de motion graphics e profissionais que buscam aprendizado conceitual para melhorar a qualidade de seu trabalho e progredir na carreira.
  • Pessoas que atuam em design para mídia impressa e que queiram migrar seus conhecimentos para motion graphics.
  • Estudantes ou formados em Publicidade, Cinema, Rádio e TV, Design e Mídias Digitais.
  • Diretores de arte, designers e animadores.
  • Pessoas interessados em criar motion graphics em 3D e motion graphics estereoscópicos (vistos com óculos 3D).

DURAÇÃO

Aproximadamente 4 meses (16 semanas).

Cada semana é composta de uma aula pré-gravada, uma videoconferência entre o professor e os alunos e um exercício acompanhado e corrigido em vídeo pelo professor.

PROGRAMAS UTILIZADOS

  • Maxon Cinema 4D
  • Adobe After Effects

APÓS O CURSO

Com o aproveitamento do curso, o aluno está apto a criar obras de motion graphics para os mercados publicitário, cinematográfico, institucional e de internet, entre outros. O aluno também poderá atuar em mercados que lidam como estereosocpia (3D visto com óculos especiais).

CERTIFICADO

Para receber o certificado o aluno deve ter média final igual ou maior que 6.0 e entregar todos os exercícios. Serão emitidos dois certificados, um em papel e outro digital. Ambos contam com um sistema de assinatura digital que garante sua autenticidade.

CONCEITOS DE PRODUÇÃO 3D DE MOTION GRAPHICS

O fluxo de trabalho de uma peça de motion graphics em 3D é diferente daquele em 2D. Passamos pelo Cinema 4D, mas também temos de pensar que as imagens serão compostas e finalizadas em After Effects. Iremos aprender como funciona esse workflow e como podemos nos planejar para que todos os elementos se encaixem no final.

MODELAGEM E DEFORMADORES

Existem várias formas de se modelar objetos tridimensionais para motion graphics. Pode ser da forma tradicional, através de modelagem poligonal, ou através de splines e modificadores, o que traz muitas possibilidades criativas, inclusive viabiliza a transformação de gráficos vetoriais para objetos tridimensionais animáveis.

MOGRAPH

Essa é módulo de motion graphics que faz com que o Cinema 4D tenha um grande diferencial no mercado.

CLONERS E EFFECTORS

Esses são os componentes primordiais do Mograph que possibilitam multiplicar e modificar objetos de inúmeras maneiras, transformando a viewport do Cinema 4D em um espaço de criação.

DINÂMICA

Quando a física do mundo real junta-se a objetos estilizados de motion graphics, o resultado é sempre interessante e aproxima o espectador da obra. Simulações com objetos rígidos e flexíveis fazem com que possamos reproduzir as proporiedades físicas de materiais da vida real.

PARTÍCULAS

Embora o Mograph possa ser usado como um sistema de partículas, para algumas situações, usamos o módulo nativo de partículas do cinema 4D parar criamos efeitos orgânicos.

PHYSICAL RENDER

Introduzido na versão R13 do Cinema 4D, o Physical Render permite manipular câmeras e luzes como na vida real. Para isso, aprenderemos conceitos de fotografia parar dar realidade à nossa renderização.

RENDER NÃO-REALISTA

Em motion graphics muitas vezes preferimos um resultado estilizado a um resultado realista. Exploraremos técnicas de renderização estilizada que trará novas aparências para os trabalhos como, por exemplo, simulação de desenho a lápis.

XPRESSO

O Xpresso é uma ferramenta revolucionária que nos permite criar scripts de uma forma muito amigável aos artistas. Ao invés de digitar linhas de código, o usuário conecta diversos nodes criando um fluxo de informação que para manipular qualquer parâmetro animável dos objetos.

COMPOSIÇÃO MULTIPASS

Em trabalhos profissionais, o render não é feito de uma só vez. Ter elementos como sombras, reflexos e cenário separados nos dá mais controle para compor a imagem final, que no curso será feito em After Effects.

BODYPAINT

Essa ferramenta integrada ao Cinema 4D nos possibilita texturizar objetos como se estivéssemos pintando sobre eles. Assim, com uma interface intuitiva, podemos criar resultados mais orgânicos que valorizam nossos objetos 3D.

INTEGRAÇÃO COM AFTER EFFECTS

O Cinema 4D pode se integrar ao After Effects pelo envio de imagens renderizadas em camadas e por exportação de câmeras e localização de objetos animados. Assim, podemos dividir as tarefas entre os dois programas, utilizando os pontos forte de cada um.

ESTEREOSCOPIA

Popularizado com o termo Cinema 3D, a estereoscopia é o processo que nos possibilita ter visão tridimensional de uma cena atrás de óculos e televisores (ou projetores) especiais. Iremos aprender os conceitos que tornam essa técnica possível, como convergência, distância interocular e ghosting. Utilizaremos anaglifos (vistos com os famosos óculos azul e vermelho*) para nossos estudos, pois é uma excelente técnica para analisar e ajustar cenas estereoscópicas.

A estereoscopia está em grande crescimento, com destaque nos mercados publicitário, institucional e educacional.

* O aluno receberá em sua casa óculos anaglifos com lentes de acrílico para utilizar durante o curso.

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS

Ter instalado em seu computador:

  • Maxon Cinema 4D R13 ou superior (versão Studio)
  • After Effects CS4 ou superior
  • Conexão de no mínimo 1 Mbps
  • Navegador com Adobe Flash Player 10.0 ou superior
  • Microfone para as conferências

PRÉ-REQUISITOS ACADÊMICOS

  • Dedicar cerca de seis horas semanais para as atividades do curso (aulas, conferência e exercícios)

Para um melhor aproveitamento desse curso, o aluno deve ter concluído o curso Graphix ou ter conhecimentos sólidos dos conceitos e técnicas nele abordados.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

gui albuk_02 Gui Albuk é formado em Audiovisual (Cinema e TV) pela USP e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no mercado desde 2003, quando começou a trabalhar com motion graphics em televisão e a criar efeitos visuais para curtas-metrangens. Também estudou estereoscopia em Los Angeles com supervisores de efeitos visuais como Steve Wright e Scott Squires (Transformers, Quarteto Fantástico e Star Wars - Episódio I).

Ensina efeitos visuais e motion graphics desde 2007, já tendo formado mais de 500 alunos em cursos presenciais e online. Tem alunos que atuam em empresas como Vetor Zero, Casablanca, Tribbo, O2 Filmes e TV Globo.

Entre seus principais trabalhos, destacam-se efeitos visuais e composição para o longa-metragem americano '77'; supervisão de efeitos visuais do longa-metragem gaúcho Alice Diz; correção de cor e a supervisão de finalização dos curtas-metragens Caos e Da Origem, de Fábio Baldo, exibidos em dezenas de importantes festivais pelo mundo; e substituição de rosto de dublês em mais de 200 cenas na novela Três Irmãs, da TV Globo.

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